segunda-feira, 25 de abril de 2016

Encoder... Quais são as suas prioridades?

Além do Shift Register, existem outras formas de se utilizar menos pinos digitais dos microcontoladores com o apoio de circuitos integrados externos, hoje vamos conversar um pouco sobre um circuito chamado "Encoder", com ele é possível se "ler" o valor de vários bits de entrada e indicar qual deles está ativo a partir de uma saída codificada com menos sinais.
Vamos ver como isso é feito na prática, vou usar o circuito integrado 74LS148, mas existem outros Encoders com características diferentes no mercado. Esse CI possui oito sinais de entrada (ou oito bits) e a saída é feita por meio de três sinais que codificam as entradas, é como se fosse feita a conversão da posição do sinal na entrada em um valor binários (com 3 bits).
A entrada ativa é indicada por um sinal em nível LOW e todos os outros sinais deveriam estar inativos (em nível HIGH), no caso de mais de uma entrada estar ativa com o valor LOW, o circuito decide por um processo de prioridades onde os sinais de numeração maior são considerados primeiro, ou seja, dos sinais de entrada de 0 a 7 o sinal do pino 7 é o de maior prioridade, se ele estiver ativo (em LOW) não importa se outros sinais também estão ativos, ele será o resultado.
Nas imagens abaixo você pode conferir a tabela verdade que mostra a ordem de prioridade e o símbolo desse circuito integrado. Na tabela os valores "1" equivalem a HIGH, "0" a LOW e "X" a qualquer valor.


A pinagem do circuito integrado e o diagrama interno são mostrados na figura abaixo:





Nenhum comentário:

Postar um comentário