quarta-feira, 20 de abril de 2016

Latch... O fotógrafo de bits

O Latch funciona como um buffer pra onde os dados, depois de totalmente carregados, são transferidos e ficam disponíveis para uso. Esse tipo de circuito é importante nos casos onde as entradas ficam modificando de valor até que cheguem a um estado final que interessa ser trabalhado.

Quando acionado, o latch tira uma "foto" dos sinais de entrada e faz com que eles sejam mostrados na saída. Resumindo, ele armazena a cópia da entrada em um determinado momento.

Esse circuito é composto por uma série de flip-flops tipo D que, após receber o pulso de clock CK, guardam o estado dos sinais de entrada D em sua memória e os deixa expostos na saída Q, depois de receber o pulso de clock as variações nas entradas já não influenciam mais nas saídas até que um novo pulso ocorra. Cada flip-flop D é responsável por um bit, os sinais de entrada são individuais mas veja que o pulso de clock é o mesmo para todos eles.

Vejam o esquema do CI TTL 74377, ele implementa um Latch de 8 bits, observem que existe um flip-flop D conectado a cada entrada, o sinal de clock de todos eles está ligado ao pino chamado LE (Latch Enable, que é ativo em LOW - barra acima do nome do sinal), após pulsar esse sinal os dados são copiados para as memórias internas mas só serão apresentados na saída quando os amplificadores operacionais (representados pelos triângulos) estiverem habilitados pelo sinal OE (acionado em LOW, observe que ele entra no amplificador por meio de uma porta inversora representada pela bolinha).



Abaixo está a pinagem completa do circuito 74LS377.



Uma boa aplicação para o Latch é usar em conjunto com o circuito de Shift Register pois essas entradas ficam mudando até que uma conversão de serial para paralelo seja concluída, mas isso é assunto para próxima postagem, acompanhem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário