segunda-feira, 18 de abril de 2016

Portas NAND, NOR e XOR... as portas diferenciadas

Portas NAND, NOR e XOR

Portas NAND:
Uma porta NAND funciona exatamente como uma porta AND mas a sua saída é invertida, em uma porta AND a saída só é verdadeira quando todas as entradas são verdadeiras, no caso da porta NAND a saída será falsa nessa condição e verdadeira nos outros casos. O símbolo da porta NAND é semelhante ao da porta AND mas possui uma bolinha na saída, essa bolinha indica a inversão do valor.


Como exemplo podemos ver o circuito integrado 7400 que implementa quatro portas NAND com duas entradas e uma saída.

Portas NOR:
Assim como a porta NAND a porta NOR é semelhante a porta OR mas com a saída invertida, isso significa que a saída dela será falsa quando qualquer uma das entradas for verdadeira. O símbolo da porta NOR também é semelhante ao símbolo da porta OR mas possui a bolinha que indica a inversão na saída dela.


Um exemplo de implementação das portas NOR em circuitos integrados é o 74xx que possui quatro portas de duas entradas e uma saída.

Portas XOR:
A porta XOR é semelhante à porta OR mas possui uma particularidade, enquanto na porta OR se uma ou mais entradas é verdadeira então a saída será verdadeira na porta XOR a saída só é verdadeira se APENAS uma das entradas é verdadeira, ou seja, ela exige exclusividade e daí que vem a sigla XOR (eXclusive OR). O símbolo e a tabela verdade são apresentados na figura abaixo.

Esse tipo de porta pode ser usado em situações que exijam que uma, e apenas uma, das entradas esteja no nível lógico alto (ou verdadeiro).

Um comentário: