quinta-feira, 3 de março de 2016

Eletricidade - corrente Alternada e Contínua... Qual a diferença?

A Tensão ou Voltagem (sendo esse último um termo não técnico, é muito usado porque a tensão é medida em Volts). Essa tensão é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos. Vamos ilustrar isso como se fossem dois reservatórios de água com o mesmo nível que estão interligados por uma tubulação. O potencial pode ser comparado a altura que está cada reservatório, se eles estão na mesma altura então o potencial é o mesmo e não existe fluxo de água entre eles, mas se um deles está mais alto que o outro, então a água vai fluir pelo encanamento, quanto maior a diferença de altura, com maior força e velocidade a água vai passar pelo encanamento. A energia que usamos em nossos projetos pode ser fornecida de diversas formas, as mais comuns são por meio da rede de distribuição elétrica e por meio de pilhas ou baterias.

Corrente Alternada

A energia que chega em nossas casas vem na forma de corrente alternada, o que isso significa?

Significa que a tensão varia entre positivo e negativo na forma de uma onda senoidal... agora piorou, não foi mesmo? Bom, vamos traduzir, na minha região cada tomada tem um polo chamado neutro e outro chamado fase, o neutro funciona como uma referência para 0 volts e a fase possui uma tensão que alterna entre valores positivos (máximo de +127v) e valores negativos (mínimo de -127v). Opa, espera um pouco... mas não seria 110v? Já foi um dia, e ainda é em outros países, mas no Brasil a tensão é de 127v mesmo ou 220v que vamos ver adiante.
Bom, eu falei que a tensão se alterna, isso significa que se a gente analisar essa tensão em função do tempo, você vai notar que ela desenha uma forma de onda e a frequência dessa onda é de 60Hz (ou seja, ela faz 60 ciclos completos por segundo).


No caso dos locais que trabalham com 220v não existe o polo neutro, existem duas fases. Aliás, mesmo aonde existem sistemas de 127v é possível se utilizar equipamentos de 220v montando uma tomada com duas fases em vez de usar uma fase e um neutro.
A rede elétrica que entra em nossas casas passa por uma caixa de disjuntores que funciona como fusíveis, mas em vez de queimar eles desligam (antigamente se usavam fusíveis mesmo e quando queimavam precisavam ser substituídos). Aqui está um esquema de como a rede elétrica entra em nossas casas e como é feita a ligação de 127v e 200v.


O novo padrão brasileiro possui um novo terceiro pino (no meio e que muitos simplesmente ignoram), para que serve esse pino? Ele é o terra (ou aterramento). Mas terra e neutro não são a mesma coisa? Não, o neutro é o referencial de zero no local aonde a energia foi gerada e esse potencial pode ser diferente de onde está sendo consumida, ou seja, ele é a referência correta da fase. Já o terra é um aterramento local que não é fornecido pela empresa que distribui energia elétrica. Ele é geralmente ligado a uma estrutura metálica do prédio e fica enterrada, muito útil para descarregar energia estática. Algumas pessoas utilizam o terra no lugar do neutro junto com a fase para burlar a medição de energia consumida, mas isso é extremamente arriscado pois a diferença da referência onde a energia foi gerada e o terra aonde vai ser consumida pode fazer com que a tensão fique muito mais baixa ou, pior, muito mais alta e danificar os equipamentos conectados a rede elétrica. A maioria dos equipamentos usa corrente contínua, mas então porque recebemos corrente alternada? Porque a perda é muito menor para transmissões de longa distância. Alguns equipamentos que são ligados diretamente na corrente  alternada são lâmpadas, motores elétricos e bobinas.



Corrente Contínua

No caso da corrente contínua em vez de polos com neutro e fase, temos polos negativos e positivos bem distintos. A tensão não varia de positivo para negativo como na corrente alternada e é o tipo de energia que usamos na maior parte dos equipamentos, em especial os equipamentos eletrônicos como computadores, televisores, microondas, equipamentos de som e celulares. É o mesmo tipo de energia que conseguimos a partir de pilhas e baterias. Tá tudo muito bom, mas como conseguimos corrente contínua a partir de corrente alternada? Para isso leia o próximo artigo sobre Fonte de Alimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário