sábado, 5 de março de 2016

Unidades de medida para eletricidade... Dando nomes aos bois !!!

Como falado no artigo sobre Corrrente alternada e contínua, existem muitas unidades de medida Volts, Amperes, Watts... vamos ver como elas se relacionam.
Olhando de trás pra frente temos a medida em Watts como sendo o consumo da energia elétrica, a energia que é entregue na sua casa é medida em KiloWatts/hora, ela é calculada pela multiplicação da tensão pela corrente (ou seja, voltagem pela amperagem) então Watts = Volts x Amperes. A melhor forma de entender isso é fazendo uma analogia com algo mais visível, uma comparação que gostei muito foi a seguinte: imagine que a tensão seja a largura de uma rodovia e a corrente a velocidade dos veículos que estão trafegando nela, com base nisso podemos calcular quantos veículos passam por determinado ponto durante um certo tempo e isso é o equivalente à potência (Watts).

Para entender melhor, veja essa ilustração:

Temos duas informações aqui, a velocidade é de 80km/h e a largura da pista só permite a passagem de um carro por vez, isso pode nos dar uma ideia de qual a capacidade de fluxo dessa pista. Como podemos alterar essa capacidade? Uma forma seria mexer na largura da pista (Tensão ou Voltagem), veja essa outra ilustração:

A velocidade é a mesma 80km/h mas agora a pista permite a passagem de 3 veículos por vez, isso quer dizer que aumentamos a capacidade da pista em 3 vezes. Qual seria a outra forma de modificar a capacidade? Claro, alterando a velocidade da pista, veja essa outra ilustração:



A diferença para a primeira é que a velocidade caiu de 80km/h para apenas 10km/h, isso significa que o fluxo de veículos foi reduzido em 8 vezes.
Notamos que os Watts estão sempre relacionados com as duas outras medidas, ela é uma medida resultante, então podemos ver que dois circuitos com a mesma quantidade de Watts pode ter tensões e correntes completamente diferentes, desde que a multiplicação das duas dê o mesmo resultado. Pense sempre como capacidade, como nos exemplos acima, uma pista simples de 80km/h tem a mesma capacidade de uma pista dupla de 40km/h, ou seja, a mesma quantidade de veículos pode passar em uma faixa de tempo.

Quando falamos sobre capacidade de fornecimento de energia de baterias, geralmente usamos o termo mA/h ou seja, miliamperes/hora. Para saber a capacidade em Watts (quem que saber disso?) basta multiplicar pela tensão em Volts e dividir por mil (pois está e miliAmperes). Resumindo tudo com um exemplo prático, uma bateria de 4000 mA/h carregada pode fornecer 0,5 Amperes (ou 500 mA) durante 8 horas.
Existem outras unidades usadas para eletricidade como por exemplo, para medir a resistência que é em Ohms, mas isso fica para um outro artigo onde falarei sobre os resistores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário